A prefeitura de Vieirópolis, por meio do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nesta terça-feira VI Conferência Municipal de Assistência Social que teve como tema central “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”. e como lema: “Pacto Republicano no SUAS rumo a 2016: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”.

A VI Conferência Municipal de Assistência Social tem por objetivo avaliar a situação atual da Assistência Social e propor novas diretrizes para o seu aperfeiçoamento, em especial, os avanços do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.

O evento aconteceu no Centro de referencia da assistência social “CRAS, o qual foi convocado pelo Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS e Secretaria Municipal de Assistência Social”.

O tema da Conferência Municipal foi abordado pela Conferencista e assistente Social Maria do Socorro Sousa Marques a qual foram debatidas em 05 (cinco) grupos de trabalho, conforme descrição abaixo:

Grupo 1 – Dimensão 1: “Dignidade Humana e Justiça Social: princípios fundamentais para a consolidação do SUAS no Pacto Federativo”;
Grupo 2 – Dimensão 2: “Participação Social como fundamento do Pacto Federativo do SUAS”;
Grupo 3 – Dimensão 3: “Primazia da responsabilidade do Estado: por um SUAS Público, Universal, Republicano e Federativo”;
Grupo 4 – Dimensão 4: “Qualificação do Trabalho no SUAS na consolidação do Pacto Federativo”;
Grupo 5 – Dimensão 5: “Assistência Social é direito no âmbito do Pacto Federativo”.

A oportunidade permitiu que fosse pronunciado sobre o desenvolvimento da Assistência neste município; explanado o modo de repasse das verbas do governo federal a recepção do município; também permitiu a participação e controle social, cumprindo o papel de cobrar, informar as ações sociais que foram efetivas e as deficiências detectadas.

Diversas autoridades  se fizeram presente , entre elas a secretaria de ação social do município Eva Pires Gonçalves, secretario de administração, Francisco Ferreira, secretaria de Educação Manaíra, assistente social do Nasf Amanda Pordeus,  assistente social Socorro Marque, tivemos também a presença da psicóloga Mayali e algumas outras autoridades além da sociedade civil organizada.

CONFIRA TODAS AS FOTOS DO EVENTO