Familiares, amigos, companheiros e militantes celebram neste sábado (31) de janeiro é o aniversário do advogado de notório saber jurídico, Francisco Valdemiro Gomes (Chiquinho do PT). O Dr. Francisco Valdemiro Gomes é uma figura de relevo no cenário jurídico e político da região de Sousa. Ex-vereador, ex-vice-prefeito de Sousa, um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores, intelectual socialista, especialista em direito eleitoral, procurador do município de Santa Cruz-PB, assessor jurídico da Câmara Municipal de São José da Lagoa Tapada e advogado militante na comarca de Sousa e região.
Dr. Chiquinho do PT é casado com a Sra. Francisca Sena. São seus filhos o psiquiatra e professor de Saúde Mental da Faculdade de Medicina Nova Esperança (FAMENE) em João Pessoa, Zeno Gomes Sena e coordenador de Saúde Mental do Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio Burity (Ortotrauma) em João Pessoa, Zeno Gomes Sena; o pediatra Evaldo Sena e a vice-presidenta da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Sousa-PB e Procuradora do Município de Vieirópolis-PB, Luci Gomes de Sena Estrela.
É irmão do atual vice-prefeito de Vieirópolis – PB, empresário José Emídio Moreira Neto (Zé de Miro) e dos empresários Valdeci Emídio Gomes e Geraldo Machado; do representante comercial Tibúrcio Gomes Machado Neto e de Graça Emídio Gomes. É primo dos atuais vereadores de Vieirópolis, Francisco Emídio de Abrantes (Tico de Neco); José Eliberto de Abrantes, da enfermeira da Bemfam em João Pessoa, Irismar Braga Batista e do advogado João Paulo Estrela. Dr. Chiquinho do PT nasceu na comunidade do Pinhão-zona rural de Vieirópolis. Filho de Valdemiro Gomes Machado (Miro Machado) e D. Mundica “in memoriam”.
O seus avós paternos Tibúrcio Gomes Machado e Ângela Nogueira “in memoriam” recepcionaram a Coluna Prestes na comunidade do Pinhão-Vieirópolis. A Coluna Prestes foi um movimento político-militar brasileiro existente entre 1925 e 1927 e ligado ao tenentismo de insatisfação com a República Velha, exigência do voto secreto, defesa do ensino público e a obrigatoriedade do ensino primário para toda a população. Em sua marcha pelo Brasil, os integrantes da Coluna Prestes denunciavam a pobreza da população e a exploração das camadas mais pobres pelos líderes políticos.
Considerado um dos principais intelectuais progressistas da cidade de Sousa e região, ele mantém a postura socialista, a cordialidade, a elegância ao escrever e o otimismo na construção de uma sociedade livre, justa e solidária. É militante petista, homem de esquerda, uma das reservas morais da região, admirador de Ernesto Che Guevara, Fidel Castro, Vladimir Ilitch Lenin, Friedrich Engels, Karl Marx, de Hugo Chávez, do líder carismático e ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, defensor do governo Dilma e acredita no socialismo como caminho para a igualdade.
Assim como o recém-eleito primeiro-ministro esquerdista da Grécia, Alexis Tsipras da Coligação de Esquerda Radical (vulgo Syriza) os dois mantêm em seus locais de trabalho uma foto de Che Guevara. Dr. Chiquinho do PT é amigo íntimo do ex-vereador do Partido dos Trabalhadores (PT) em Cajazeiras – PB e militante egresso do Partido Operário Revolucionário Trotskista – PORT, seção brasileira da Quarta Internacional Socialista Posadista (PORT – P), fundado em 1955, Severino Dantas Fernandes.

Abdias Duque de Abrantes
Jornalista MTB-PB Nº 604