A Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação realizaram hoje, dia 16 de julho, a caminhada contra a dengue a caminhada contou com a participação dos agentes comunitários de saúde, Professores, alunos das escolas Agripino Fernandes das Chagas a e os alunos da escola Estadual Maria Moreira Pinto. Diversas crianças e adolescentes acompanharam a caminhada e fazendo a entrega de panfletes indicando como combater a dengue . Faixas, cartazes fizeram parte da mobilização. E não faltou animação e vontade de levar orientações para aquelas  pessoas as quais foram visitadas.

A dengue é um problema mundial e é imprescindível a colaboração da população para evitar a proliferação do mosquito transmissor. É uma doença febril aguda, causada por um vírus de evolução benigna na maioria dos casos. Seu principal vetor é o mosquito aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais.

O vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Quando infectada, a pessoa fica imunizada de forma definitiva contra o tipo de vírus que contraiu e temporariamente contra os outros três.

Existem duas formas de dengue: a clássica e a hemorrágica. A primeira geralmente apresenta como sintomas febre, dor de cabeça, dor no corpo, nas articulações e por trás dos olhos, e pode afetar crianças e adultos, mas raramente mata. A hemorrágica é a mais severa, pois, além dos sintomas citados, é possível ocorrer sangramento, ocasionalmente choque e até mesmo óbito.

Prevenir ainda é o melhor remédio.

VEJA TODAS AS FOTOS=>AQUI