O Projeto Educativo e Preventivo tem a finalidade nos espaços escolares em possibilitar nos alunos envolvidos a capacidade de estudar e refletir a realidade que o circunda, permitindo que os mesmos conheçam o que se passa no seu cotidiano. Foi com esta finalidade que a Escola Municipal Agripino Fernandes das chagas através da Coordenadora do Projeto: Raimunda Verluci de O. Sarmento, Assistente Social do município, que implantou este trabalho. Seu objetivo  e idealização partiu do contexto e da análise da realidade dos fatos e deste movimento que vem ocorrendo nos espaços escolares, em especial, isto porque a onda de violência é um fenômeno que vem crescendo de forma   alarmante, possibilitando um despertar e um olhar mais firme diante desta realidade. O Projeto Bullying foi apresentado à Escola e através da minha pessoa à direção e do corpo discente que receberam a ideia colocando em prática, através de palestras, vídeos, filmes, conversas e a inserção dos alunos do 5º; 6º; 7º e 8º e 9º ano . Numa dinâmica participativa e interativa todos foram envolvidos trabalhando no dia a dia por meio de orientações e informações que possibilitaram a intervenção dos alunos no combate ao Bullying. No ano passado, 2014, foi implantado como uma experiência inicial de possibilitar o conhecimento do assunto de forma geral, como este fenômeno ocorre entre outras questões que  envolve o Bullying. Finalizamos com um concurso de redação entre os alunos das séries já citadas. Após a realização escolhemos o primeiro/segundo/terceiro e quarto lugar; mas agradecendo a todos os participantes porque em cada redação feita por cada aluno; nela a mensagem eles repassaram com confiança, isto prova que o conteúdo foi trabalhado e assimilado e este ano, 2015,  no mês de Julho e agosto foi implantado o concurso de melhor desenho, e todas  as séries já mencionada acima, participaram, sob a orientação da Assistente Social, Raimunda Verluci e os professores envolvidos. Teve uma participação ótima de todas as séries e o 7º ano cuja professora orientadora è Eremita Silvânia, teve a ganhadora  primeiro lugar, ver desenho abaixo.  inclusive  os desenhos dos participantes foram ótimos. Esta iniciativa é para destacar a participação dos jovens  e que possa despertar nos mesmos o senso de responsabilidade social e que percebam que a violência só gera violência e o Bullying precisa ser combatido pelos próprios alunos e assim criarmos uma cultura de paz nos espaços escolares que é e deve ser um local para a aprendizagem e a prática do bem às pessoas. Todos os alunos, direção, funcionários e professores estão de parabéns pelo acolhimento e envolvimento com o projeto. Não podemos esquecer o apoio maior  que é de Deus todo o poderoso, porque quando ele promete tudo acontece! Temos então o seguinte resultado:

1º lugar:

Aluna: Mikelly da Silva Alencar

Série: 7º ano

Professora: Eremita Silvânia

OBS: Este desenho será transformado num banner com a foto da vencedora que ficará exposto na Escola Agripino Fernandes das Chagas e em eventuais capas de caderno das escolas do município.

01

Mikelly da Silva Alencar

09

 

OUTROS PARTCIPANTES E SEUS RESPECTIVOS DESENHOS!

bulin

04

PARTICIPANTES DO CONCURSO

05

06

FOTOS DA ENTREGA DO BRINDE A GANHADORA  DO PRIMEIRO LUGAR E COMEMORAÇÃO COM TODA A TURMA DO 7º ANO, COM DIREITO A BOLO E REFRIGERANTE!

12 07

11 10

Agradecemos a direção da Escola e Professores envolvidos!

Vieirópolis , 14/08/2015

Texto: Raimunda Verluci de Oliveira Sarmento .