O Projeto Educativo e Preventivo tem a finalidade nos espaços escolares em possibilitar nos alunos envolvidos a capacidade de estudar e refletir a realidade que o circunda, permitindo que os mesmos conheçam o que se passa no seu cotidiano. Foi com esta finalidade que a Escola Municipal Agripino Fernandes das chagas através da Coordenadora do Projeto: Raimunda Verluci de O. Sarmento, Assistente Social do município, que implantou este trabalho. Seu objetivo e idealização partiu do contexto e da análise da realidade dos fatos e deste movimento que vem ocorrendo nos espaços escolares, em especial, isto porque a onda de violência é um fenômeno que vem crescendo de forma alarmante, possibilitando um despertar e um olhar mais firme diante desta realidade. O Projeto Bullying foi apresentado à Escola e através da direção e do corpo discente que receberam a ideia colocando em prática, através de palestras, vídeos, filmes, conversas e a inserção dos alunos do 5º; 6º; 7º e 8º ano. Numa dinâmica participativa e interativa todos foram envolvidos trabalhando no dia a dia por meio de orientações e informações que possibilitaram a intervenção dos alunos no combate ao Bullying. Este ano foi implantado com uma experiência inicial de possibilitar o conhecimento do assunto de forma geral, como este fenômeno ocorre entre outras questões que envolve o Bullying. Finalizamos com um concurso de redação entre os alunos das séries já citadas. Após a realização escolhemos o primeiro/segundo/terceiro e quarto lugar; mas agradecendo a todos os participantes porque em cada redação feita por cada aluno; nela a mensagem eles repassaram com confiança, isto prova que o conteúdo foi trabalhado e assimilado e no próximo ano daremos continuidade ao projeto envolvendo outras práticas que possa despertar nos jovens o senso de responsabilidade social e que percebam que a violência só gera violência e o Bullying precisa ser combatido pelos próprios alunos e assim criarmos uma cultura de paz nos espaços escolares que é e deve ser um local para a aprendizagem e a prática do bem às pessoas. Todos os alunos, direção, funcionários e professores estão de parabéns pelo acolhimento e envolvimento com o projeto. Não podemos esquecer o apoio maior que foi da Secretaria de Educação na pessoa da senhora Rosivânia César e agradecer a todos pelo sucesso do primeiro passo do projeto que foi o concurso da melhor, criativa, original mensagem sobre e tema Bullying e Cyberbullying. Temos então o seguinte resultado:

1º lugar: Rosineide de Oliveira – Residente na localidade do Sítio Santa Gertrudes, Município de Vieirópolis. Aluna do 8º ano e professora orientadora Francineide Soares da Silva Oliveira(Neide).

 

 

 

 

 

 

2º Lugar: Ariângela Vital Lima – Reside na sede. Aluna do 7º ano e professora orientadora Maria José Pereira de Oliveira.

3ºLugar: Millena Fernandes. Reside na sede. Aluna do 6º ano A e professora orientadora Mõnica Vernaidy Sarmento.

4º lugar: Luiz Gustavo Celestino do Nascimento – Residente na Sede. Aluno do 7º ano e professora orientadora Maria José Pereira de Oliveira.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5º lugar: Vitória Pordeus – Residente na Sede. Aluna do 6º ano B e professora orientadora Edleny Maria dos Santos Silva.

 

 

 

 

 

equipe do 5º ano com a professora orientadora.Cristiana Alves Fernandes

Fotos da participação de todos os envolvidos no Projeto

 

 

 

 

 

 

 

FICA A DICA: NÃO PRATIQUEM O BULLYING E SIGAM AS ORIENTAÇÕES!!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Texto e responsável pelo desenvolvimento do Projeto: Raimunda Verluci de Oliveira Sarmento.( Assistente Social).