PNAIC – Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa – 2014.

O seminário aconteceu na manhã da ultima segunda feira dia 15/12/2014 na escola Municipal Agripino Fernandes da Chagas neste município de Vieirópolis Paraíba, O Seminário Final de encerramento do Programa Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC – 2014, que teve como objetivo socializar experiências, avanços e desafios vinculados  ao eixo da formação nas áreas de Linguagem e Matemática, norteadas pelas orientações do referido programa.

O PACTO é um compromisso formal assumido pelos governos, Federal, dos Estados e Municípios para assegurar a plena alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Os professores receberam a formação durante o ano e os trabalhos aplicados nas escolas foram apresentados e discutidos neste Seminário Final, com duração de 04 h, sob a Coordenação da professora Eremita Silvania Sarmento e Orientação da Professora Francisca Vieira Barbosa.

Ao final do evento os professores receberam seus certificados emitidos pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB, entidade responsável pelo PNAIC no estado da Paraíba.

Veja todas as fotos do evento

Trabalhos apresentados pelas professoras:

Professora: Francisca Gomes M Moreira

Projeto: Os gêneros textuais como foco para leitura e escrita

Objetivo: Desenvolver habilidade de leitura e escrita despertando no descente a leitura como prazer

O projeto foi focado além de espelhar no Pnaic, autores de grandes portes como Freire (2006), e Cagliari, (2009) retratando a leitura respectivamente como algo significante, uma herança para toda  vida, assim como Parâmetros (2001), que busca compreender a leitura através da compreensão e construção daquilo que se ler, etc.

Sentindo a necessidade de levar esta temática aos meus alunos, optei pelo tema muito segura de obter um excelente resultado, conforme o esperado.

Em tese venho agradecer a Orientadora Francisca Vieira Barbosa e a Coordenadora Eremita Silvania Sarmento que muito contribuíram para a realização deste trabalho assim como também as colegas cursistas.

Professora: Josefa Gadelha (Josélia)

Escola: Noel Alves de Oliveira 3ª Ano

Projeto: Gênero diverso na perspectiva do processo em construção da aprendizagem.

Objetivo: Estigar o gosto pela leitura e despertar novos leitores que conseguem ler e interpretar.

Professora Raimunda:

Escola: Noel Alves de Oliveira

Turma 2ª Ano

Projeto: Grandezas e medidas

Objetivo: Desenvolver a noção de grandezas e medidas na perspectiva da linguagem e matemática envolvendo a socialização dos educandos.

Projeto: Animais

Professoura: Leidimar

Objetivo: Proporcionar ao aluno um conhecimento consistente e potencial mediante a relação dos animais no meio em que vive.

 

Projeto: Sequência Animais em Ação

Professora: Maria José

Escola : Agripino Fernandes das chagas

Linguagem e matemática na perspectiva do letramento

Objetivo: A sequência didática Animais em ação objetiva-se na competência de levar o aluno a compreender e produzir textos de gêneros diversos destinados a organização e socialização do saber social e escolar.

Inserindo os discentes ao avanço da aquisição da proficiência na escrita em busca do aperfeiçoamento  de conhecimentos significativos na áreas de Língua Portuguesa, Ciências, Matemática, Arte, Ética e Cidadania.

Professora: Zeneide

Projeto: Sequência Didática: A casa feita de sonho

Objetivo: Trabalhar em função do aproveitamento escolar dos alunos através dos conhecimentos prévios dos alunos, diagnosticando as capacidades e direitos de aprendizagem que os mesmos dominam, Elencar quais precisam ser desenvolvidos no decorrer da Sequência Didática.

Projeto: Sequência Didática “A casa e o seu dono”

Professora: Corrinha

Escola João Alves de Sousa

Objetivo: Desenvolver no aluno a habilidade da leitura e da escrita e o saber ler e interpretar.

 

Professora: jocelma

Projeto: A temática saberes, pratica e experiências da formação do PNAIC  – linguagem e matemática na perspectiva teórica e pratica visa a formação e a pratica dos professores para um busca de inovação e contribuição na pratica docente em sala de aula
O objetivo do trabalho: gráficos e tabelas desenvolvido no contexto interdisciplinaridade envolvendo  varias áreas de conhecimentos: Linguagem ,Matemática, Historia, Geografia , Ciências Naturais e Artes, tendo conhecimento de formas dinâmica a partir da realidade de cada sujeito , na perspectiva no contexto social e cultural em detrimento da leitura e escrita como foco de alfabetizar letrando nossos alunos na idade certa.

Projeto:  apreendendo a geometria

Professora: Eliane

AnacletoEscola: Antônia Maria da costa

Objetivo: possibilitar aos alunos conhecer e construírem noções básicas das formas geométricas.

Projeto: A linguagem e a matemática na perspectiva interdisciplinar
Professora: Lucia
Objetivo: desenvolver habilidade diversificadas de leitura e escrita correlacionando todo o estudo com o desenvolvimento do processo de alfabetização, utilizando-se de situações lúdicas para a aprendizagem.