O projeto premiado objetiva melhorar a locomoção dos deficientes visuais e garantir uma maior segurança na mobilidade

Aconteceu de 17 a 19 de outubro nas dependências do Expocenter, localizado no Campus Central da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) em Mossoró-RN, a VIII Feira de Ciências do Semiárido Potiguar. Evento oficial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) promovida todos os anos pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC). Esse ano o evento trouxe como tema Ciência para redução das desigualdades.

Ao todo, foram expostos da Feira de Ciências 229 trabalhos realizados por estudantes de escolas públicas de todas as regiões do Estado. A proposta foi incentivar e despertar a curiosidades dos jovens estudantes para a ciência, além de prepara-los para a utilização do método científico nos trabalhos escolares. A VIII Feira de Ciências do Semiárido Potiguar foi inserida na Semana de Ciência e Tecnologia da Ufersa.

O Projeto BONÉTEC da Escola Estadual 26 de Junho do município de Major Sales-RN da jurisdição da 15ª Regional de Educação e Cultura (DIREC), que teve como orientadora a professora Fenevoly de Almeida Freitas Xavier e seus alunos do 3º ano do ensino médio, Felipe Filho da Silva, Alexsandro Matias da Silva e Cauton Zidane de Almeida Silva obtiveram o primeiro lugar na 15ª DIREC. A 15ª DIREC tem como diretor, Francisco Sormangem Damião de Assis. A Escola Estadual 26 de Junho do município de Major Sales-RN tem como gestora Maria Telma Fernandes Maia, como vice-gestora, Elissandra Silva, coordenadora Maria Deusilene de Oliveira Silva e supervisora Ney Maria Alves Fernandes.

“O Bonétec tem como objetivo melhorar a locomoção dos deficientes visuais e garantir uma maior segurança na mobilidade. O boné serve como complemento da bengala. A ferramenta conta com uma placa de Arduino Uno, um Sensor Ultrassônico para detectar objetos a uma distância de 80 cm com ângulo de abertura de 15°, um atuador sonoro que omitirá um bip na presença de obstáculos e com um carregador portátil para ligar o Arduino. O Bonétec é de fato uma ferramenta para melhorar a vida dos deficientes visuais”, disse a professora Fenevoly de Almeida Freitas Xavier.

PERFIL DA PROFESSORA FENEVOLY ALMEIDA FREITAS XAVIER

Professora Fenevoly de Almeida Freitas Xavier é graduada em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras (FAFIC). Graduada em Letras pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (FACEL). Especialização em Filosofia Clínica pelo Instituto Packter/IPAFIC/Faculdade Padre João Bagozzi. Especialização em Docência do Ensino Superior pel Faculdade Evangélica Cristo Rei (FECR). Mestranda em Educação na Universidade Grendal do Brasil (Unigrendal) – Polo de Sousa-PB. Professora da Escola Estadual José Nilson Santiago em Poço Dantas-PB. Professora da Escola Estadual 26 de Junho

do município de Major Sales-RN, professora da Faculdade Entre Rios do Piauí (FAERPI), nos Estados da Paraíba e Ceará.

Abdias Duque de Abrantes

Jornalista MTP-PB 604