Teve inicio essa semana os trabalhos de reforma e ampliação da UBS (Unidade Básica de Saúde) da comunidade de Pompéia. A unidade de saúde atende os moradores das comunidades de Santa Gertrudes, Jenipapeiro Barro Vermelho e Sobrado, Desde janeiro 2017 a Unidade de Atendimento Básica de Saúde da comunidade foi fechada pela Administração Pública Municipal. As melhorias integram o programa de modernização do sistema municipal de saúde.

O fechamento da unidade de saúde vinha causando grandes transtornos e prejuízos para cerca de 200 famílias e afetando diretamente a vida de cidadãos e cidadãs moradores das referidas comunidades.

Há alguns dias a comunidade vinha reivindicando a abertura da Unidade de saúde e o Prefeito Célio da Usina ouviu o clamor da população.  A obra está sendo construída com  recursos  próprios do município.  A UBS  irá dar uma melhor qualidade de vida a essas famílias.

Segundo o prefeito Celio da Usina tão logo seja reformada a Unidade Básica de Saúde  todos os atendimentos básicos de saúde serão  realizados e irá ser de grande importância para as pessoas que necessitam do atendimento médico e que, para isso, devem se deslocar, ou para a cidade.

“As UBS são o canal de entrada da população na saúde pública, por isso é necessário atender essa demanda da melhor forma possível, possibilitando melhor qualidade de vida aos usuários”, explica o prefeito Célio da Usina.

A Atenção Básica ou Primária é, pois, a principal porta de entrada do SUS, onde o paciente recebe os primeiros cuidados em saúde, o mais próximo possível de sua residência. Espera-se que a Atenção Básica seja integral e resolutiva, evitando que doenças não tratadas ou, tratadas inadequadamente, se agudizem e culminem no Serviço de Urgência e Emergência. A Constituição da República prevê a saúde como direito social básico de todas as pessoas e dever do Estado, garantindo, dessa forma, o acesso universal e igualitário às ações e aos serviços de saude

* Redação do site www.eliezionotícias.com.br