Na tarde da ultima quinta feira a secretaria de Ação social juntamente com a secretaria de Saúde do município de Vieirópolis realizou uma importante palestra concluindo assim a programação alusiva ao dia internacional da mulher o evento aconteceu no CRAS  Centro de Referência de Assistência Social, com o medico  Ginecologista e Obstetra  Dr Guilherme Carvalho, o palestrante falou para  mais 100 mulheres sobre o tema saúde da mulher .

Em sua palestra, Dr. Guilherme Carvalho  abordou aspectos importantes para a qualidade de vida da mulher, como a importância de visitar o médico regularmente, alimentação balanceada e buscar o equilíbrio físico, mental e social. Ele disse que é fundamental que a mulher esteja com uma mente saudável, haja vista que muitas patologias na mulher surgem a partir de sua condição espiritual e psicológica.

A prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) – do câncer de mama e de colo do útero – também foram um dos destaques da palestra.

O palestrante ressaltou a importância dos exames preventivos como etapa primordial para a saúde da mulher. Os exames preventivos devem ser realizados assim que a mulher iniciar sua vida sexual, o que lhe garante bem estar e uma vida sexual saudável para ela e seu parceiro. Ao ser detectado qualquer anormalidade o tratamento deve ser feito com os dois para evitar que, ao ser curado, um passe a doença novamente para o outro.

No Brasil, estima-se que o câncer de colo de útero seja a terceira neoplastia maligna mais comum entre as mulheres, separado apenas do câncer de pelé e do câncer de mama, e, no entanto, a prevenção é o melhor método para evitar as doenças ginecológicas.

No Brasil, o câncer de mama é o que mais causa morte entre as mulheres e os principais fatores de risco são o histórico familiar e a idade, tendo em vista que o autoexame não é suficiente, sendo indispensável o exame feito pelo médico ou pelo enfermeiro já especializado.

Confira Fotos do Evento