gsafra-620x330Faleceu domingo (23) em João Pessoa-PB, a professora Maria dos Remédios Moreira – Duzinha – (52), vítima de câncer. Ela era filha do saudoso do ex-proprietário de engenho de fabricação de rapadura, mel e alfenim da comunidade do Segredo-zona rural de Vieirópolis – PB, Sr. José Moreira da Nóbrega (Zé Moreira) e D. Raimunda Joana Moreira, residentes no Distrito de Campo Alegre-Vieirópolis/PB.

A educadora Remédios Moreira lecionava nas Escolas Rômulo Pires e Antônio Teodoro Neto do município de Sousa-PB e pertencia à tradicional família Moreira da comunidade do Cipó, do Distrito de Fátima, Cachoeira dos Índios-PB; Distrito de Campo Alegre-Vieirópolis-PB; Sousa e Cajazeiras. Era formada pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Professora Maria dos Remédios Moreira era parente do saudoso agropecuarista e ex-vereador de Cajazeiras – PB, Abel Moreira da Nóbrega. O ex-vereador Abel Moreira da Nóbrega, nasceu no dia 23 de setembro de 1900, no Sítio Campo Alegre, à época, município de Sousa-PB, hoje Distrito de Campo Alegre/Vieirópolis-PB e era filho dos agricultores Patrício José da Nóbrega Sena e Rita de Cássia Moreira Nóbrega Sena de Jesus.

Professora Maria dos Remédios Moreira era parente do ex-deputado federal e ex-secretário estadual de saúde da Paraíba, Zuca Moreira. E neta do Sr. Sabino Moreira e Dona Totonha Moreira “in memoriam”.

Fazia três anos que a educadora Maria dos Remédios Moreira (Duzinha) lutava contra um câncer. Durante este período foi acolhida na Casa de Apoio Mãe Toinha que tem como presidente Alexandre Costa.

Como cidadã consciente votou no último pleito em Vieirópiolis-PB. A professora Maria dos Remédios Moreira deixa dois filhos: Marcos Vinicius e o estudante José Moreira da Nóbrega Neto, que foi selecionado pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o Curso de Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Campus de Caicó-RN. José Moreira Nóbrega Neto conseguiu o segundo lugar das 20 ofertadas pela universidade. A aprovação de José Moreira da Nóbrega Neto encheu a mãe e demais familiares de alegria e orgulho, pois é muito jovem e já conseguiu ser aprovado no curso que é o sonho da grande maioria dos estudantes. Para a família está sendo muito difícil suportar a dor pois o grande sonho da professora era ver o seu filho José Moreira da Nóbrega Neto formado em medicina. Deixa os seguintes irmãos Maria; Elisabete Moreira; comerciante Dedé Moreira; Joana; Zélia; comerciante Euzébio Moreira; Naldinho Moreira; Gracinha e Francisco Moreira “in memoriam”.

O corpo será velado em sua residência em Sousa. Na segunda-feira (24), das 7h às 9h serão prestadas homenagens por professores e estudantes na Escola do Bairro Mutirão em Sousa onde a mesma lecionava. Às 9h o corpo segue para a casa de sua mãe Dona Raimunda Moreira no Distrito de Campo Alegre onde ficará até às 15h. Em seguida o corpo segue para ser sepultado às 16h no Cemitério de Sousa.

Abdias Duque de Abrantes Jornalista MTB-PB Nº 604