Faleceu domingo (29) de março no Hospital Regional Deputado Manoel Goncalves de Abrantes em Sousa, a matriarca Noêmia Virgínio de Santana, viúva do saudoso pecuarista Deca Barbosa, irmão do agropecuarista Assis Barbosa “in memoriam”. Dona Noêmia Virgínio residia na Comunidade de Mato Grosso-Uiraúna-PB.

A matriarca Noêmia Virgínio nasceu em Sousa-PB em 25 de setembro de 1930 filha do saudoso João Virgínio dos Santos e Dona Deolinda Virgínio dos Santos. Deixa os seguintes filhos o produtor rural Joaquim de Deca, o comerciante Nivaldo Barbosa, o produtor rural Francisco Barbosa de Santana (Chico de Deca), Maria de Deca, o produtor rural João de Deca, José Barbosa de Santana (Dedé de Deca Barbosa) “in memoriam” e o saudoso comerciante Genival Barbosa de Santana. Deixa 29 netos, 44 bisnetos e 08 trinetos.

Era chamada carinhosamente por netos e bisnetos por Vovó Noêmia. De formação católica, Dona Noêmia Virginio encontrou na fé cristã a firmeza para ultrapassar as perdas da vida: dos seus pais Sr. João Virgínio dos Santos e Dona Deolinda Virgínio dos Santos, do esposo Deca Barbosa e de seus filhos Dedé e Genival, dentre outros entes queridos. A geografia humana da Comunidade de Mato Grosso-Uiraúana está pobre. As conversas nos finais de tarde no alpendre da casa de Deca Barbosa não serão mais as mesmas.

O corpo está sendo velado em sua residência. O sepultamento será amanhã, às 17h, em Sousa.

Abdias Duque de Abrantes

Jornalista MTB-PB Nº 604