25 de setembro às 18h30 houve a realização de uma carreata com a imagem de São Francisco, às 19h bênção dos carros e motos e hasteamento da bandeira. Às 19h15 foi celebrada uma missa e novena pelo padre Antônio Neto. Foram homenageados os moradores dos Distritos de Tanques e São João Bosco, da comunidade de Lajes, motoristas e motoqueiros.

Dia 26 de setembro realização de uma celebração eucarística tendo como celebrante o Padre Damião. Foram homenageados moradores das ruas Horácio Paulo Bezerra, Vicente Almeida Machado, Francisco de Almeida Machado e as comunidadess de Golffes, Assentamento Bom Jesus e Terço dos Homens. Dia 27 houve uma missa presidida pelo padre Isaías. Foram homenageados os moradores da Vila de Barra de Piabas, da Rua Joaquim Cesário de Freitas, comunidades de Bulandeira, Baixio do Cedro e o Grupo de Oração “Jesus, nesse nome há poder”.

Dia 28 realizada celebração eucarística tendo como celebrante o padre Domingos Cleides Claudino. Foram homenageados os moradores da Rua Tabelião Odilon Francisco de Oliveira, Antonio Roberto, comunidade de Boa Vista, Boa Fé e o Apostolado da Oração. Dia 29, às 19h houve a missa de posse Canônica do novo administrador paroquial da Paróquia de São Francisco, Padre Gilsimar dos Santos Ferreira. Às 18h houve acolhida na entrada da cidade e às Teve como celebrante Dom Francisco Sales. Foram homenageados moradores das ruas Honório Sampaio, Elisvaldo Carvalho de Almeida, a catequese e as comunidades de Recanto e Miranda.

Dia 30 houve uma celebração eucarística e novena presidida pelo padre Gilsimar dos Santos Ferreira.Foram homenageados das ruas Helena Abrantes, 29 de Abril, comunidades de Garracho e Pastoral do Dízimo. Dia 01 de outubro realizada uma missa tendo como celebrante o Padre Mendes. Foram homenageados moradores das ruas Josefa Maria da Silva, Edmilson Rodrigues de Almeida, Comunhão e Coroinhas. Dia 4 de houve uma santa missa. A professora Kaliny Arettuze de Sousa Josias entrou na igreja juntamente com sua filha Eloisi Helena com os trajes de São Francisco. Assis Após a missa houve o tradicional almoço no Centro Turístico da cidade com as presenças de membros da sociedade poço-dantense.

A festa faz parte da história da cidade. Um evento tradicional prova disso é que muitas famílias estiveram presentes para este momento tão especial. Um dos filhos ausentes de Poço Dantas, empresário Jose Almeida (Zé Almeida) que veio do Pará prestigiar os festejos.

“ São Francisco é o santo dos pobres, aquele que abriu mão de todos os bens e viveu em estrita pobreza, virando um símbolo da paz. Sou devota de São Francisco de Assis. Estar aqui com os devotos, principalmente nessa celebração do padre Gilsimar, é motivo de muita alegria. A celebração trouxe muita paz e sai daqui fortalecida”, disse a ex-candidata a prefeita, professora Eva.

 

“São Francisco é o padroeiro dos pobres e é conhecido também por ser protetor dos animais. Ver a comunidade de Poço Dantas se reunir para celebrar os festejos de seu padroeiro e fortalecer a nossa fé católica é muito importante. Participar ao lado dos conterrâneos e familiares desta festa é muito gratificante”, disse o empresário José Almeida (Zé Almeida).

 

Abdias Duque de Abrantes

Jornalista MTB-PB Nº 604