No Distrito de Campo Alegre-zona rural de Vieiropolis, a despedida médico Ramon Barreto de Abrantes  que atuava na Unidade Básica de Saúde, Joaquina Maria de Sena organizada pela Secretaria Municipal de Saúde e pelos servidores, foi marcada por muita emoção e discursos de agradecimento.

O evento aconteceu na manhã  desta quinta-feira (25), na Unidade Básica de Saúde, Joaquina Maria de Sena,  com a presença da secretária Municipal de Saúde, Adriana Víctor, da diretora da Unidade de Saúde, Francisca  Pereira (Tiquinha Enfermeira), de Agentes Comunitários de Saúde, técnicos de enfermagem e demais servidores que
acompanharam, ao longo dos últimos quatro anos, o brilhante trabalho realizado pelo médico no município.

O médico Ramon Barreto de Abrantes, filho do empresário Azarias Duque de Abrantes (Grupo Pai Assis) e Eryvan Barreto vai fazer residência em pediatria na UFPB em João Pessoa.

Foram muitas as homenagens prestadas. A palavra de ordem no evento foi gratidão. Nos pronunciamentos, relatos de um atendimento humanizado realizado por um profissional considerado atencioso e comprometido com o bem estar da população.

De acordo com a secretária municipal de saúde, Adriana Víctor, a chegada do médico  Ramon Barreto de Abrantes  promoveu uma melhoria significativa na prestação dos serviços públicos de saúde à comunidade. Pacientes tiveram um maior acompanhamento com a presença do profissional no município e o atendimento com mais atenção e de forma mais humana.

“Jamais vamos ter um médico igual ao Dr. Ramon Barreto de Abrantes, uma pessoa simples, humana, capacitada, comprometida com a Medicina,  que não media esforços na hora de ajudar. Essa homenagem é justa.

O senhor vai deixar muita saudade para todos nós  ”, disse o agente comunitário de saúde, Douriclebio Abrantes.

“O meu eterno agradecimento em nome dos profissionais da Saúde de Vieiropolis, em nome de toda a nossa equipe de gestão e dos vieiropolenses. Obrigado por ter cuidado da nossa gente humilde e amiga que precisou e recebeu os seus valorosos cuidados médicos. Esse evento é um gesto singelo em forma de agradecimento. Esse grande homem jamais poderia sair de nossa cidade sem receber o nosso carinho. É o mínimo que poderíamos fazer pelo muito que você fez em todos os sentidos pela saúde, pela nossa gestão, pelas vidas que você salvou, pelas pessoas que estão vivas graças ao seu trabalho”, destacou o prefeito Celio da Usina.

A agente comunitária de saúde, Dionizia  Maria de Sena leu a poesia “Tributo ao Dr. Ramon Barreto de Abrantes escrita pelo repentista e poeta popular Raimundo Nonato.

“Deus foi tão bom e tão generoso. No momento em que a saúde necessitava de tantas melhoras, nós recebemos esse anjo, um profissional humilde, humano, ético,responsável e preparado, condizente com a gestão. Foi uma bênção para Vieiropolis ”, disse a vice-prefeita, Kátia Maria Pinto de Oliveira.

Ao final, depois de ouvir atentamente todas as homenagens feitas e se emocionar por várias vezes, Dr. Ramon Barreto de Abrantes fez o seu discurso, afirmando ter no coração uma mistura de alegria e de tristeza. “Alegria porque estou indo para João Pessoa para me capacitar em Pediatria na UFPB e levo comigo um pedacinho de cada um de vocês. Tristeza porque estou deixando aqui amizades verdadeiras, amigos que são como irmãos. Não sei como suportarei tamanha saudade”, disse.

Em outro momento, Dr. Ramon Barreto de Abrantes agradeceu o apoio  do Poder público, do prefeito Celio da Usina, da secretária  municipal de saúde, Adriana Víctor e toda equipe pelo apoio.

Pediu a todos que cuidem de  Campo Alegre e região. “Façam de Vieiropolis  uma cidade mais acolhedora e ainda mais desenvolvida, que cuidem dela e amem ela sobre todas as coisas”, disse, agradecendo: “Muito obrigado pela presença nesta manhã, pelo carinho, pelo respeito, e muito obrigado por fazerem parte da minha vida profissional e pessoal. Amei muito minha passagem de quatro anos por aqui. Mesmo distante estarei à disposição dos vieiropolenses. Um beijo no coração de cada um de vocês!”, finalizou Dr. Ramon Barreto de Abrantes.

Abdias Duque de Abrantes
Jornalista MTB-PB 604