II Abertura da EJA na escola Emef Noel Alves de Oliveira.
O presente trabalho visa apresentar a relação entre autoestima e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos, bem como seus efeitos. Inicia com conceitos de Andragogia, de Pedagogia e a diferença entre ambos como modelos de ensino. Traz o conceito de EJA, seus amparos legais, destaca conhecimentos sobre os modos de ser do aluno adulto, de agir, como ocorre seu processo de aprendizagem e os conceitos de autoestima, de autoconceito, autoimagem e de auto eficácia, bem como a atuação da autoestima e da baixa autoestima em toda a vida do educando, principalmente em seu processo ensino aprendizagem. Destaca a influência dos âmbitos familiar e escolar na vida do aluno adulto: como ambas, através de uma fundamental parceria participativa na vida do educando, ainda que esse seja adolescente ou adulto, podem contribuir para o sucesso na aprendizagem do mesmo com incentivo às capacidades através do afeto que, por sua vez, eleva a autoestima, pois tais instituições devem proporcionar condições saudáveis ao indivíduo, dando-lhe uma vida feliz e saudável especialmente no âmbito emocional e segurança diante das adversidades do cotidiano. Além disso, dar-lhe respeito, afeto e ensinar o mesmo a amar e respeitar seu próximo.
A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino cujo objetivo é permitir que pessoas adultas, que não tiveram a oportunidade de freqüentar a escola na idade convencional, possam retomar seus estudos e recuperar o tempo perdido.
Oferecer a modalidade EJA nos dias de hoje requer um novo pensar acerca das políticas educacionais e das propostas de (re) inclusão desses educandos nas redes de educação pública do nosso país. O que se tem pensado até o momento é que o trabalho pedagógico desenvolvido neste seguimento de ensino deva ser de cunho eminentemente alfabetizatório. No entanto, alfabetizar é somente a primeira parte do processo. O que não se pode é pensar que só alfabetização poderá garantir desenvolvimento social deste educando
Estiveram presentes, professores, diretor, vice diretor ,funcionários , coordenadora supervisor, e alunos ,foi uma noite diferente ,onde os alunos foram muito bem recepcionados, a pauta deu inicio as 18 e30 horas ,iniciando com as boas vindas da coordenadora ,Alnaria Alves ,pedagoga e atualmente cursa letras pela UFCG em cajazeiras ,ela enfatizou da sua alegria em poder esta voltando a trabalhar novamente com essa modalidade uma vez já tendo trabalhado e fez jus que no que depender dela no sentido didático pedagógico ,tudo vai ser um sucesso, por sua vez a diretora Solange oliveira também deu boas vindas ,desejando um ano promissor ,que este seja ,melhor que o ano passado e que esta pronta para também ajudar ,logo após a supervisora da escola ,professora , Edinha fez suas explanações ,mostrando exemplos de que nunca é tarde para alcançar seus sonhos , e deixou uma mensagem a todos : A educação é o maior e melhor instrumento gestor de mudança, através dela o homem consegue compreender melhor a si mesmo e ao mundo em que vive, dessa forma, o próprio educando deve ser o primeira a aceitar e a acompanhar o desenvolvimento e suas especificidades, ou seja, renovar e promover a interação com o novo.




Em seguida a vice Diretora Natalia Roque ,também deixou sua mensagem de boas vindas e que estava feliz em vê-los ali motivados ,também fez uso da palavra o presidente do conselho tutelar Aurilio Alves também deixou motivação e disse que a educação é o caminho a se chegar .Logo em seguida foram apresentados os professores que ira compor o quadro dessa nova etapa e todos se mostraram felizes e deixou claro que estão prontos para fazer um ensino de qualidade, são eles ,Verônica Gadelha ,Francisca Marleide ,Thiago Oliveira e Sebastião .
A festa foi encerrada com um vídeo motivacional e com as palavras finais da coordenadora onde fazia a ressalva da ausência do senhor prefeito Antônio Cesar Braga que não pode se fazer presente por esta na Capital do estado em busca de verbas para aquele município, mas que ele junto com a secretaria Rosivania Cesar ,estavam munidos de forças para da continuidade a essa etapa da vida de cada um que ali se fazia um sonho de ter seus estudos concluídos , e agradeceu o apoio da prefeitura municipal, da secretaria de educação e da primeira dama Veronilde Vieira (Nilda ).
Fonte :coordenadora Alnaria Andrade e Diretrizes operacional das escolas municipais de Vieirópolis ..
Veja Todas as fotos=>AQUI
Deixe uma resposta