Foi realizada com sucesso domingo (26) na Comunidade do Bonfim no Município de Vieiropólis-PB, a I Cavalgada da Amizade. Uma organização de Tan Calixto, Damiana Barbosa, Jussara Barbosa e Leonardo Barbosa.

A Cavalgada da Amizade teve início com um café da manhã na residência do casal Tan Calixto e Damiana Barbosa. Em seguida os cavaleiros percorreram as seguintes comunidades rurais: Bonfim, Pinhão, São Diogo, Segredo,
parada no Distrito de Campo Alegre e retornando à Comunidade do Bonfim onde foi servido um almoço aos cavaleiros e amazonas.

Chamou a atenção a participação da amazoninha  Ayla Barbosa, de seis anos, ao lado do seu pai o produtor rural, Lêla Barbosa.

Cavalgada é uma manifestação cultural em forma de passeio, realizada por grupos de cavaleiros e amazonas, entre crianças e idosos. Uma cavalgada pode ser realizada por motivos religiosos, cívicos, diversão, esporte, ou associação de duas ou mais dessas atividades.

Hoje, essa prática é considerada uma mistura de religião, esporte, aventura, mas principalmente um patrimônio histórico cultural, trazido com orgulho no peito de quem pratica. Promove fé e amizade.

“Queremos que essa cavalgada aconteça anualmente, no mês de dezembro,
do  povoado, num resgate das tradições rurais genuínas e a valorização das manifestações culturais do homem do campo”, disse  a organizadora do evento, Tan Calixto.

“Esse é um dia especial, em que tiramos para agradecer ao Senhor do Bonfim pelas graças alcançadas durante este ano, e também é uma forma de manter viva a cultura do homem do campo. Aproveito para agradecer ainda a todos que contribuíram para que este evento acontecesse”, disse a organizadora do evento, Damiana Barbosa.

À  noite a Banda Mania Forrozeira encerrou o evento.

Abdias Duque de Abrantes
Jornalista MTB-PB 604