gorete moreira

Familiares e amigos acompanharam a missa de trigésimo dia em homenagem à comerciante sousense Goreti Moreira de Abrantes, na noite de sábado (3), às 19h, no Ginásio da Igreja Matriz de Santa’Ana no Bairro da Estação em Sousa-PB. O viúvo e sócio do Posto Pai Assis em Sousa, Albenides Duque de Abrantes esteve acompanhado dos filhos a estudante de História da UFCG, Açucena Moreira Duque e Danilo Moreira Duque. A celebração eucarística teve como celebrante o padre emérito, José Mangueira Rolim.

Goreti Moreira de Abrantes era proprietária da Loja Açucena Variedades localizada na Rua Joana D’arc, nº 08, Jardim Iracema, Sousa-PB, nas proximidades da antiga Estação Ferroviária. Ela faleceu no dia (03) de julho, no Hospital Napoleão Laureano em João Pessoa, aos 47 anos, vítima de um câncer. Era graduada em Geografia pelo Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus de Cajazeiras e ex-professora da Prefeitura Municipal de Vieirópolis.

Goreti e o esposo Albenides Duque de Abrantes eram membros do Encontro de Casais com Cristo (ECC) e da Pastoral da Acolhida da Paróquia de Nossa Senhora Santana em Sousa-PB. Era frequentadora da Casa de Apoio Mãe Toinha em João Pessoa que tem como diretor-presidente Alexandre Costa (Alexandre de Leonildes).

Goreti Moreira de Abrantes era filha do mestre de Obras e repentista Dionízio Pedro (Nizo Pedro) e D. Rita Moreira e irmã do poeta popular Raimundo Nonato Era sobrinha do artesão Duda Pedro da Comunidade do Pinhão-Vieirópolis-PB e prima do vereador de Vieirópolis, Evandro Moreira Pamplona e do ex-vereador e servidor da Cagepa, Chico de Nonato.

De formação católica, Goreti Moreira de Abrantes encontrou na fé a firmeza para enfrentar um câncer. Apesar das debilidades físicas que retiravam as suas energias, Goreti Moreira continuava, sempre otimista, acreditando que em algum momento venceria a crueldade da doença. Goreti nos deixou um exemplo de fé, força, coragem, bom humor, doçura e lucidez. Mesmo nas horas mais tensas, ela vestia o manto da serenidade, da harmonia e do equilíbrio.

Goreti Moreira foi uma mulher que até na sua fisionomia transmitia serenidade. Um sorriso que tinha sempre uma linguagem da identificação com que falava. Goreti passou por provações muito grandes. Deixou um legado de humildade, simplicidade, sabedoria e fé em Jesus Cristo. Deixa um vazio muito grande na comunidade cristã, mas que será preenchido pelo seu exemplo dignificante. Tinha uma força espiritual impressionante.

Abdias Duque de Abrantes

Jornalista MTB-PB Nº 604