A EMATER em parceria com a EMEPA instalou nesta terça feira dia 05/05 na propriedade do senhor Raimundo Domingos da Costa (Mundinho)  uma tecnologia que utiliza a energia solar para o trabalho na irrigação de frutas e hortaliças. Trata-se de uma modalidade de exploração de energia que utiliza uma eletrobomba, acionada por meio de placas solares, para o bombeamento da água para irrigação.

A tecnologia é bastante simples e pode ser usada em locais remotos, onde não existe energia elétrica, além de ter baixo custo de manutenção e não causar nenhum impacto ambiental. O sistema foi desenvolvido por pesquisadores da Estação Experimental de Aparecida, (Sertão Paraibano), e vem possibilitando excelentes resultados na produção de hortaliças.

1236153_491041490990796_22388716_n“A energia solar é uma alternativa para produtores melhorarem a renda e a qualidade da produção, permitindo uma produção agroecológica e sustentável”, declarou o extensionista da EMATER, Manoel Chagas.

Serão implantadas 90 (noventa) unidades de placas solares com o kit de irrigação para atendimento a agricultores familiares. O município de Vieirópolis está recebendo uma unidade desta tecnologia que servirá como modelo para os demais agricultores que desejem aderi a este modelo de produção.

O Senhor Raimundo Domingos da Costa (Mundinho ) proprietário do terreno disse esta muito feliz em poder esta recebendo em sua propriedade a instalação do equipamento da placa solar juntamente com o kit de irrigação. Ele citou ainda que ficou impressionado ao ver jorrar água sem a utilização da energia elétrica,e de ver tudo aquilo acontecendo simplesmente através da energia solar.

A propriedade do senhor mudinho fica localizada no Sitio Pompeia Zona Rural de Vieirópolis a 29 km da cidade de Sousa e foi a primeira do município a receber esse tipo de sistema.

Estiveram presente a este momento:

Assis Bernadinho coordenador regional da EMATER

Alonso, assessor regional.

Iranildo, assessor regional.

Manoel Chagas de Oliveira extesionista rural

Antônio Sores, extesionista rural

Jose Lopes ,extesionista rural

VEJA TODAS AS FOTOS AQUI: