EMATER de Vieirópolis realiza oficina e dia de campo com produtores rurais na comunidade do Bonfim

cilagemA EMATER em parceria com: IFPB,NAESP,SINTRAF,STR,CMDRS  E PREFEITURA MUNICIPAL, realizou no ultimo dia  28 portanto na ultima sexta feira, na comunidade do Sítio Bom Fim – na Zona Rural de Vieirópolis Pb na propriedade do Senhor: Heleno Raimundo de Oliveira (Heleno de Baior ), uma importante oficina sobre Armazenamento de Forragem para alimentação animal. A oficina teve inicio as 8:00 horas da manhã sendo que no primeiro momento aconteceu uma importante palestra na residência do Senhor Né Pifano, onde através de vídeo depoimentos de outros produtores, de outras regiões, destacou a importância do armazenamento da ração.

No segundo momento os agricultores foram a campo, e na propriedade do senhor Heleno, puderam observar como acontece na pratica todo processo de silagem.

https://lh3.googleusercontent.com/-onX3hmR8fHA/VyS9ceRbW3I/AAAAAAAAq7s/Kogcuu1Qm24K0vqJeem_s9W3VClJMqlJwCCo/s640/DSC04944.jpgA silagem e a fenação são técnicas que o produtor pode lançar mão para aproveitar o bom desenvolvimento das plantas forrageiras na época de chuva e guardá-las em recipiente adequado para fornecer aos animais durante o período seco quando as pastagens nativas e introduzidas estão com seus níveis nutricionais muito baixos ou praticamente inexistem. Armazenadas na forma de silo ou feno as qualidades nutritivas das plantas são mantidas por mais de um ano explicou o extensionista e gerente local da EMATER de vieirópolis, Manoel Chagas.

Posterior a essa oficina os criadores de gado, ovelhas e cabras terão capacidade de construir seus próprios silos em suas propriedades e essa maquina com o trator ficará a disposição dos produtores obedecendo um calendário de trabalho. A EMATER acredita que essa alternativa de convivência com semiárido proporcionará uma alternativa importante para garantir alimento de qualidade ao rebanho e diminuir os custos de produção com a aquisição de ração no período critico.

https://lh3.googleusercontent.com/-DTflvFWWTuk/VyS88F4qP5I/AAAAAAAAq7c/jqeFq2qxWrgCXvsl5k0wx1lFcRIPMuHtACCo/s640/DSC04928.jpg
Estiveram presente a este evento Alem de dos Produtores Locais: Manoel Chagas de Oliveira, gerente da EMATER LOCAL , Jocélio  Técnico do NAESP, Prefeito Antônio de Braga, Joaquim Nunes Gadelha presidente do Sindicato dos trabalhadores Rurais, Vereador Tico de Neco e demais autoridades.

CONFIRA AQUI TODAS AS IMAGENS DO EVENTO