O Benefício Variável à Gestante, ou Bolsa Gestante, é um benefício que integra o Programa Bolsa Família e que é concedido a grávidas de baixa renda já inseridas no programa. O valor pago é de nove parcelas de R$ 32,00, contadas a partir do momento em que a mulher é identificada como gestante pelo Sistema Bolsa Família na Saúde e no Sistema de Condicionalidades.

O recebimento da Bolsa Gestante torna obrigatória a realização de consultas e exames pré-natal, de maneira a permitir o desenvolvimento adequado das crianças, mesmo antes do nascimento, e assim melhorar as perspectivas de desenvolvimento futuro.

gestanteO Benefício Variável à Nutriz, ou Bolsa Nutriz, é pago às famílias do Programa Bolsa Família que tenham crianças com idade entre 0 e 6 meses em sua composição. O valor pago corresponde a seis parcelas mensais consecutivas de R$ 32,00, a contar da data do início do pagamento do benefício, desde que a criança tenha sido identificada no Cadastro Único até o sexto mês de vida.

 

Tanto o Bolsa Gestante quanto o Bolsa Nutriz são limitados a 5 (cinco) por família, e todos os seus integrantes devem ser registrados no Cadastro Único.