Socialista e advogado Chiquinho do PT: uma história de lutas

 Em 31 de janeiro de 1951 nascia na comunidade do Pinhão-zona rural de Vieirópolis – PB, Francisco Valdemiro Gomes, filho dos saudosos Valdemiro Gomes Machado (Miro Machado) e D. Mundica Emídio. Neto de Tibúrcio Gomes Machado e Ângela Nogueira “in memoriam” que recepcionaram a Coluna Prestes na comunidade do Pinhão-Vieirópolis. A Coluna Prestes foi um movimento político-militar brasileiro existente entre 1925 e 1927 e ligado ao tenentismo de insatisfação com a República Velha, exigência do voto secreto, defesa do ensino público e a obrigatoriedade do ensino primário para toda a população. Em sua marcha pelo Brasil, os integrantes da Coluna Prestes denunciavam a pobreza da população e a exploração das camadas mais pobres pelos líderes políticos.

Em 1960 trabalhou como ajudante na bodega do seu pai Miro Machado. De 1964 a 1967 exerceu a profissão de agricultor. De 1967  a 1971 foi estudante e concluiu o ginásio, atual ensino fundamental. Trabalhou como ajudante na mercearia do seu tio o saudoso Antonio Batista em Sousa-PB, onde residiu. Aos sábados trabalhava no Armazém do saudoso comerciante sousense, Júlio Estrela, ao lado do sobrinho de Seu Júlio, João Estrela.

Em 05 de outubro de 1968 morre a sua mãe D. Mundica Emídio. Com a morte do seu pai Miro Machado em 11 de janeiro de 1972 voltou a exercer a atividade agrícola com algumas incursões no magistério até 1978. O servidor do Ministério Público da Paraíba, Francisco Barbosa Rocha foi seu aluno. De 1979 a 04 de agosto de 1980 exerceu as profissões de professor, pequeno comerciante ambulante vendendo produtos como redes e imagens de santos. Com a morte dos seus pais assumiu o papel de arrimo de família. Assumiu o cargo de tutor para proteger, educar, orientar, responsabilize-se e administrar os bens dos seus irmãos que ficaram órfãos.eliezionoticias

Dr. Chiquinho é uma referência para a família.

De 05 de agosto  de 1980 a 31 de julho de  1965, exerceu o cargo de bancário na Agência do Banco do Brasil, agência de Sousa-PB na qual exerceu as funções de caixa, assistente de supervisão e supervisor tendo perdido a última em razão da atividade sindical  e a militância de esquerda, o que mais gosta de fazer.

eliezionoticias.com.br

O Dr. Francisco Valdemiro Gomes (Chiquinho do PT) é uma figura de relevo no cenário jurídico e político da região de Sousa. Graduado em Direito pela UFPB.  Ex- líder sindical, ex-vereador, ex-vice-prefeito de Sousa pelo PT, tendo como prefeito o advogado João Marques Estrela e Silva pelo PDT. Dr. Chiquinho é um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores, intelectual socialista, advogado de notório saber jurídico e reputação ilibada, com militância na Comarca de Sousa e região e especialista em direito eleitoral. Atuou como Procurador dos Municípios de Santa Cruz e Vieirópolis e assessor jurídico da Câmara Municipal de São José da Lagoa Tapada – PB.

eliezionoticias.com.br

Dr. Chiquinho do PT é casado com a Sra. Francisca Sena. São seus filhos o psiquiatra e professor de Saúde Mental da Faculdade de Medicina Nova Esperança (FAMENE) e médico do Complexo Hospitalar Dr. Clementino Fraga em João Pessoa, Dr. Zeno Gomes Sena; o pediatra Evaldo Sena e a ex-vice-presidenta da Ordem dos Advogados do Brasil –Subseção de Sousa-PB e Procuradora do Município de Vieirópolis – PB,Dra. Luci Gomes de Sena. Avô bonachão de Vinicius, Luiza e Domitila.

É irmão do atual vice-prefeito de Vieirópolis – PB, empresário, José Emídio Moreira Neto (Zé de Miro) e dos empresários Valdeci Emídio Gomes, Jader Machado e Geraldo Machado; do representante comercial Tibúrcio Gomes Machado Neto; de Fábio Machado e de Graça Emídio Gomes. É primo dos atuais vereadores de Vieirópolis – PB, Francisco Emídio de Abrantes (Tico de Neco); José Eliberto de Abrantes; dos ex-vereadores Francisco Assis de Abrantes (Dá Abrantes) e Maurício Abrantes; da enfermeira da Prefeitura Municipal de João Pessoa, Irismar Braga Batista; dos empresários Manassés Batista e Esdras Batista e do advogado João Paulo Estrela.

Assim como o primeiro-ministro esquerdista da Grécia, Alexis Tsipras da Coligação de Esquerda Radical (Syriza) os dois mantêm em seus locais de trabalho uma foto de Che Guevara. Dr. Chiquinho do PT é amigo íntimo do ex-vereador do Partido dos Trabalhadores (PT) em Cajazeiras – PB e militante egresso do Partido Operário Revolucionário Trotskista – PORT, seção brasileira da Quarta Internacional Socialista Posadista (PORT – P), fundado em 1955, Severino Dantas Fernandes e do ex-prefeito de Sousa-PB, advogado João Marques Estrela e Silva.

Dr. Chiquinho do PT também é amigo pessoal do Advogado, Marxista, Militante Ecossocialista, Articulador do movimento cidade semiárida. Membro do Comitê de Energia Renovável do Semiárido Júlio César Nóbrega; do Secretário de Planejamento da Prefeitura Municipal de Sousa e professor aposentado da UFCG, socialista, petista, Antônio Nóbrega Gadelha Queiroga; médico socialista,  Francisco Nóbrega Gadelha (Dr. Titi); do socialista e microempresário Bebeto Nabor; advogado socialista Egberto Guedes; assessora jurídica da Secretaria Municipal de Assistência Social, Dra. Vera Vernaide Pordeus Formiga de Oliveira; do Dr. Lamartine Bernardo;  vereador do PT, José Lafayette Pires Benevides Gadelha; do professor doutor, coordenador do Curso de Direito da Faculdade São Francisco (FASP) de Cajazeiras – PB, aluno fundador da Faculdade de Direito de Sousa – FDS e ex- diretor do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus de Sousa – PB, Joaquim Cavalcante de Alencar, dentre outros.

 O advogado Francisco Valdemiro Gomes (Chiquinho do PT)
recepcionou o líder de massa Luiz Inácio Lula da Silva em 1994, na Caravana da Cidadania em sua passagem por Sousa – PB ao lado de lideranças progressistas como o deputado estadual Anísio Maia (PT-PB), médico socialista, Francisco Nóbrega Gadelha (Dr. Titi); advogados  Egberto Guedes e  Vera Vernaide Pordeus Formiga de Oliveira,o saudoso  líder sindical Antonino do INSS,  dentre outros. Em 2015 ao lado de outras lideranças progressistas de Sousa-PB, defendeu o mandato da presidenta Dilma contra o golpe forças conservadoras do Brasil.

Dr. Chiquinho do PT é considerado um dos principais intelectuais progressistas da cidade de Sousa e região, ele mantém a postura socialista, a cordialidade, a elegância ao escrever e o otimismo na construção de uma sociedade livre, justa e solidária. É militante petista, homem de esquerda, uma das reservas morais da região, admirador de Ernesto Che Guevara; Fidel Castro; Vladimir Ilitch Lenin; Friedrich Engels; Karl Marx; do líder e secretário-geral do Partido Comunista do Brasil, Luís Carlos Prestes; do líder carismático e ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, defensor intransigente do governo Dilma e acredita no socialismo como caminho para a igualdade.

Abdias Duque de Abrantes – jornalista, servidor público, advogado e pós-graduado em Direito Processual do Trabalho pela Universidade Potiguar (UnP), que integra a Laureate International Universities