Familiares, padrinhos, amigos e convidados participaram na igreja de Santa Clara da Comunidade Jesus Pérola Preciosa da comunidade do Pinhão/Vieirópolis, da cerimônia de batismo, de Francisco Moreira Duque, filho de Acilon Duque de Equitane e Corrinha Moreira. Ele é neto dos saudosos Guilherme Duque de Equitane (Duca) e Minervina Maria da Conceição que residiam na Vila de Barra de Piabas-zona rural de Poço Dantas-PB e de Chico de Dedim “in memoriam” e Mimoça da comunidade de São Diogo. Foram padrinhos de Francisco Moreira Duque, o médico Antônio Eneas de Brito e Gilma Abrantes de Brito.

No mesmo dia aconteceu o batismo de Lívia Barbosa Sales Cavalcante, filha do funcionário do Crediário São João, Jeová Barbosa da Silva e Leidjane Sales Cavalcante. Foram padrinhos de Lívia o comerciante Jurandir Raimundo da Silva – Galêgo Pedro – (Crediário Três Irmãos) e a servidora da Prefeitura Municipal de Vieirópolis, Georgia Duque de Abrantes. A cerimônia de batismo teve como celebrante o padre Elizeu Soares de Oliveira da paróquia de Sant´Ana São Joaquim da cidade de Vieirópolis-PB. Após a cerimônia religiosa os pais recepcionaram padrinhos, convidados e amigos em suas residências com um jantar.

“O primo Francisco Duque é um privilegiado. Ele tem o nome do Papa, o líder da Igreja Católica. São Francisco é uma figura emblemática do catolicismo e representa um esforço pela reconstrução da Igreja Católica. São Francisco é o santo da simplicidade, da alegria, do amor e é o padroeiro dos animais, do meio ambiente e dos pobres”, disse o advogado e jornalista Abdias Duque de Abrantes.

O batismo é o primeiro sacramento da Igreja, no qual, através do uso da água obtém-se o renascer espiritual. O Batismo nos incorpora à Igreja, nos faz ser Igreja. Quando recebemos o sacramento do Batismo, deixamos de ser simples indivíduos e passamos a ser filhos de Deus. O sacramento do batismo é a porta de entrada para os outros Sacramentos. Sem o batismo não podemos receber nenhum outro Sacramento. O Batismo é o alicerce, a base, a pedra angular de toda a vida cristã. Batizar uma criança é um ato cristão.

Prestigiaram a festa de Francisco Moreira Duque o empresário do Grupo Pai Assis (Posto, Pousada e Autopeças Pai Assis estabelecidos em Sousa-PB) e proprietário da empresa Ceará Gás em Carapicuíba-SP, Azarias Duque de Abrantes e Erivan Barreto; empresário Valdeci Emídio Gomes/Zefinha Abrantes; Sr. José Duque e Sra. Necy Abrantes; advogado, jornalista e servidor público Abdias Duque de Abrantes/ farmacêutica Anadélia Correia Guedes Duque de Abrantes; vereador Eliberto Abrantes/Gracinha; comerciante Nivan Abrantes/Magda Moreira; servidora da Prefeitura Municipal de Vieirópolis, Gildete Abrantes; comerciante Galêgo Pedro/servidora da Prefeitura Municipal de Vieirópolis, Georgia Duque de Abrantes; comerciante Juraci Pedro/Leda Gomes; comerciante Ananias Abrantes (Sousa Pharma)/Zenilda Souto; bacharel em Sistemas de Informação e professor Demóstenes Fernandes /assistente social Allane Abrantes; Allécia Abrantes; Gineide Abrantes; Giovana Abrantes; Antonio Guilherme e José Netto.

Ainda participaram da festa Edmar Guilherme de Almeida/Neuza Oliveira; o fisioterapeuta da Prefeitura Municipal de Joca Claudino-PB, Sostenys Abrantes de Brito; Ênio Abrantes; cirurgiã-dentista Wilma Abrantes Brito; funcionário do Crediário São João Ronan Guilherme/Mayara Abrantes; comerciante Gilda Abrantes; comerciante Josa Guilherme de Almeida (Casa dos Plásticos-Uiraúna-PB); agente de saúdeDoricleber Abrantes/Nen; comerciante Jean Barbosa/Juliana; Felipe Oliveira/Nayara Nóbrega; estudante de engenharia de pesca da UFERSA-RN, Jhonnacy Guilherme; Nilza Guilherme Estrela;  comerciante Noesia Estrela; Maria Rita Guilherme; Maria Eduarda Sousa Lira; Lúcia de Joca de Duca; estudante Guilherme Duque de Equitane; José Netto; Iracema Guilherme; José Brejeiro; Cícero Pedro; Dgmar Moreira/Iara; Giusepe Estrela; Má de Muca e esposa; servidora da Prefeitura de Vieirópolis, Edginalda Lopes; comerciante Tomaz Estrela/Lucivânia Estrela; comerciante Eduardo Estrela/agente de saúde, Verônica Moreira e demais convidados.

 

Abdias Duque de Abrantes

Jornalista MTB-PB Nº 604