Familiares, amigos e lideranças políticas da região, celebraram sábado (30) de novembro na Vila de Barra de Piabas-Poço Dantas-PB, o aniversário de 90 anos da matriarca Tereza Vieira de Jesus. Às 17h, foi celebrada na Capela de São José uma missa em ação de graças tendo como celebrante o Reverendíssimo Padre Narciso José de Sousa, pároco da Paróquia de São Francisco de Assis de Poço Dantas.

Após a celebração eucarística os convidados foram recepcionados na residência da aniversariante. O advogado e jornalista Abdias Duque de Abrantes, sobrinho da aniversariante, fez um emocionante discurso relatando a história de vida de D. Tereza Vieira de Jesus. Decoração de Silva e Duilson. A animação da festa ficou por conta de José Bonifácio & Banda da cidade de Uiraúna.

 

A matriarca Tereza Vieira é filha dos saudosos Antônio Vieira da Silva e Ana Alexandre Sabina. Nasceu em 1929 no Distrito de São João Bosco-Poço Dantas. Em 19 de março de março de 1946 casou-se com o Sr. Francisco Guilherme Estrela (Chico de Duca) de saudosa memória na Capela de São José de Barra de Piabas, tendo como celebrante o padre Antônio Anacleto.

Da união com Chico de Duca nasceram os seguintes filhos Chiquinho, Vidal, Júlio, Toinho, Maria, Zeneide “in memoriam”, professora Maria José Guilherme, Rosineide Guilherme, Iracema Estrela, professora Rosa Guilherme “in memoriam” e Lucineide. Tem 34 netos, 42 bisnetos e um trineto. D. Tereza Vieira é prima do padre Francisco Milton Alexandre Nascimento (Padre Milton), Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição da cidade de Conceição-PB

Dona Tereza Vieira é um exemplo de amor, de fortaleza, de dignidade e de verdade. Aos 90, a matriarca esbanja lucidez. Além do afeto e do carinho de todos aqueles que a cercam, DonaTereza Vieira revela outro segredo para a sua longevidade: a fé. São 90 anos de alegrias, tristezas, lutas, batalhas, jogos de sueca e ensinamentos.

 

É chamada carinhosamente por netos e bisnetos por Mãe Tereza. Sempre foi mãe, avó e bisavó zelosa. Várias são as razões que contribuíram para que Dona Tereza Vieira chegasse até os seus 90 anos, dentre elas o amor pela família e pelo trabalho.

Durante várias décadas Dona Tereza destacou-se com a sua mercearia. Na Bodega de Tereza de Chico de Duca existia o velho caderno de “fiado” para os mais chegados. O estabelecimento era um espaço boêmio onde se bebia e jogava um dedo de prosa. A bodega de Tereza de Chico de Duca fez parte da vida da Vila de Barra de Piabas.

De formação católica, Dona Tereza Vieira encontrou na fé cristã a firmeza para ultrapassar as perdas da vida: dos seus pais Sr. Antônio Vieira da Silva e D. Ana Alexandre Sabina, do esposo Chico de Duca e de suas filhas professora Rosa Guilherme e Zeneide Guilherme, dentre outros entes queridos.

Tereza Vieira é símbolo de força, fibra, determinação, coragem e bravura. Sua casa está sempre de portas abertas para receber parentes e amigos. Dona Tereza Vieira é carismática, querida e considerada uma das cidadãs ilustres do Município de Poço Dantas.

Abdias Duque de Abrantes

Jornalista MTB-PB Nº 604